O ph do Cabelo

by - agosto 14, 2017

O ph do Cabelo

Vamos conhecer mais sobre O ph do Cabelo.?


O que é e qual sua importância para os fios?


PH é um sigla que significa potencial hidrogeniônico e indica a concentração de íons H+ no meio. O PH é uma faixa de potencial eletrônico que usamos pra determinar a partir de um meio se o PH esta ácido, básico ou neutro, dependendo do resultado dessa escala o pH pode interferir na estrutura, brilho, maciez e saúde dos fios.
O  PH possui uma escala que vai de 0 a 14, abaixo de 6,9 o PH é ácido – no meio 7,0 PH é neutro – de 7,1 à 14 é alcalino (ou básico), veja na escala, assim fica mais fácil de entender. O PH do nosso cabelo varia entre 4,5 a 5,5, neste caso ele é ácido



Ph alcalino


Colorações, alisamentos, progressivas, relaxamentos e descolorações, são produtos com Ph alcalino. Eles abrem a cutícula do fio para mudar a estrutura da fibra capilar.


Exemplo: Porque os shampoos anti resíduos só podem ser usados a cada 15 dias ou para situações específicas?

Seu ph é neutro ou seja 7, acima do ph dos nossos fios. Sendo assim ele abre as cutículas. Por isso usamos o shampoo anti resíduos apenas quando vamos fazer uma hidratação mais potente que precisa limpar profundamente, para retirar toda oleosidade, sujeira, produtos, etc...

Ph Ácido


Já o ácido tem poder de selar as cutículas. preservando a umidade, as hidratações, nutrições, proteínas, nutrientes, dentro da fibra capilar, mantendo assim o cabelo saudável, com brilho, com vida e muito bonito. E ajuda também a manter a cor dos fios tingidos por mais tempo.


Ou seja, toda vez que usamos um produto alcalino, seja para tingir, relaxar, tirar resíduos..., nós temos que finalizar com um produto ácido para selar o que foi feito. Até aqui tudo bem?!


Como saber o Ph do seu fio?


Se seu fio está poroso, quebradiço, ressecado certamente ele está com o ph alto.Para resolver esse problema, basta investir em produtos com ph baixo.


Para manter o equilíbrio do ph dos fios é recomendado usar shampoos e máscaras com ph entre 4 e 5. Digamos que você tenha usado um shampoo de ph 6, você pode usar uma máscara de ph 4 para fechar as cutículas. Isso é só um exemplo.


Manter o ph equilibrado é essencial para ter fios saudáveis, com maciez, brilho, sem frizz, sem pontas duplas, etc

Por isso mais uma vez entra a importância do Cronograma Capilar.


You May Also Like

45 comentários

  1. Por mais posts assim, se todo mundo tivesse esse tipo de informação muitos erros seriam evitados.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, eu nunca tinha lido sobre isso, vai ajudar muito a cuidar dos meus cabelos !

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha ouvido falar sobre o ph do cabelo, mas não tinha entendido muito bem. Suas informações foram muito úteis para mim!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. um post muito bem explicado parabens gostei muito do tema flor
    Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  5. I often consider the PH of my skin, never thought about my hair. Thank you for sharing.
    www.stylesbynancy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei seu blog,e amei o post,tudo bem explicado sobre PH já avia visto algumas coisas mais seu post deixou bem claro..

    ResponderExcluir
  7. Amei o post tirei as minhas dúvidas de anos, muito bem explicado, acho que o ph ta alcalino, beijos

    ResponderExcluir
  8. Assunto muito interessante, não sabia sobre isso. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde, como vai? Gostei bastante do tema do seu assunto abordado, eu gostei bastante de saber dessas dicas, pois confesso que desconhecia sobre o Ph, e agora você retirou todas as minhas cuvidas. beijos

    ResponderExcluir
  10. Caraca quanta dica boa, confesso que não entendia muito bem sobre o ph do cabelo, com seu post sanou minhas dúvidas. Amei!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns.. .nunca tinha visto um post como esse e também nunca soube isso do ph dos cabelos. Super esclarecido, deu pra entender muita coisa agora... post pra quardar para a vida e não esquecer mais...amei muito e vou compacompartilhar com ctza. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAaah Paula, fico muito feliz de ter ajudado. Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  12. muito legal, perfeito mostrar como é o ph do cabelo. as vezes não sabemos e tacamos qualquer coisa e nos frustamos com o erro. muito bom. amei

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Obrigada pela informação,nunca tive pesquisando,estudei isso no ensino médio mas não era ligado à essa matéria.Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
  14. Lidiane você tem posts bem informativos e interessantes. Como sempre um conteúdo muito bem explicado. Quero ver o povo falar que o Ph do Cabelo é um bicho de 7 cabeças, rs.
    Beijos e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  15. Caramba! Eu desconhecia essas informações todas! Agora sim, sabendo vou escolher melhor meus produtinhos para minhas madeixas! Post bem informativo . Inclusive favoritei pra voltar aqui assim que sair pra comprar meus novos produtos pro cabelo.

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar em pH, mas nunca havia me preocupado com o do meu cabelo. Vou tentar descobrir como ele está nesse quesito e procurar produtos que possam ajudar... nos últimos dias ele anda meio abandonado haha (coitado!). Adorei as dicas :*

    ResponderExcluir
  17. Pois é, hoje em dia com tanta informação ainda acho que as marcas não dão tanta importância em divulgar o PH dos produtos, tinha que estar bem grande, em destaque na embalagem

    ResponderExcluir
  18. Muito boas as informações deste post, me recordei das aulas teoricas do meu curso de hais stylist, fazemos muito este tipo de analise ate mesmo dos produtos antes de aplicar nos cabelos. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Adorei saber mais sobre o ph do cabelo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Lid, já tinha ouvido falar, mas ver como é de verdade estou vendo agora no seu post.Parabéns!
    Bjs.
    http://keilyces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lidiane, obrigada por sua visita ao meu blog *-* amei muito sua postagem pois acho muito legal posts informativos, confesso que nunca tinha parado para pensar em PH dos meus cabelos. Seu post ficou muito bom. Beijocas lindona, espero te encontrar novamente por lá, és bem vinda. ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
  22. Nossa eu estou em transição. E é muito difícil encontrar o shampoo certo as vezes. Mas essas dicas com certeza abriram um leque na minha cabeça. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Nossa meu Ph está alto demais e eu nem sabia kkkk vou procurar usar produtos com Ph baixo, gostei muito da dica!

    ResponderExcluir
  24. Nossa não sabia nada sobre PH do cabelo, vejo tantos posts falando sobre , petrolados formulas proibidas e me surpreendo cada vez mais pelos cuidados pois não tenho muita paciencia para ficar olhando rotulos na hora de comprar, admiro quem consegue

    ResponderExcluir
  25. Lidiane eu post bastante importante falando sobre o PH do cabelo, não tinha a mínima ideia sobre o PH. É importante fazer um cronograma capilar, suas informações foram muito essenciais, gostei muito de ficar mais informada sobre esse o assunto. Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Achei esse post muito útil e bem explicado, eu realmente tinha dúvidas sobre isso e gostei das dicas! Vou começar a prestar mais atenção nesse detalhe ao comprar meus produtos de cabelo. Obrigada! <3

    ResponderExcluir
  27. Oxi, sigo técnicas que tem a ver com essa coisa de Ph e nunca parei para ler sobre, acredita?? Amei o seu post! Tirei muitas dúvidas. Compartilhei com minhas amigas! Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  28. Post bem interessante , tenho que ir ver isso :)

    ResponderExcluir
  29. Explicação mui boa temos que conhecer melhor nossos fios

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bem? Que post mais incrível. Não sabia que nos cabelos também funcionava a escala de PH. O meu está precisando de hidratação vou buscar produto certinho. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  31. Primeiramente queria te parabenizar pelo post, menina importantissimo!!! Muitas mulheres não sabem qual produto colocar no cabelo para ajudar e acabam não tendo o efeito ou até piorando o estado , seu post é de grande ajuda😘😘😘

    ResponderExcluir
  32. Post de utilidade pública, muito importante para sabermos, eu desconhecia, agora vou ficar esperta...

    ResponderExcluir
  33. Não sabia muito sobre isso, acho que o meu tá alto. Deveria fazer um post indicando produtos ;)
    Beijos

    ResponderExcluir